Projeto Ecologico

terça-feira, 23 de abril de 2013

Atividades sobre sustentabilidade - para séries iniciais

Essa é a palavra da moda, mas você já parou para conversar com a turminha sobre SUSTENTABILIDADE? O que eles pensam sobre esse assunto? Comece ouvindo o que eles tem a dizer antes de realizar as atividades a seguir:

1) VÍDEO: Gestão para sustentabilidade - 2º capítulo
Entenda o conceito de sustentabilidade e suas principais implicações no dia-a-dia, nos negócios e no mundo.Por meio de situações cotidianas vividas pelo Roberto, você vai descobrir um novo jeito de ver e de agir. Um jeito que é bom para as pessoas, para o planeta e para os negócios.

Veja mais em: www.bancoreal.com.br/sustentabilidade
2) ATIVIDADES: Smart Kids
Confira os jogos, passatempos e animações multimídia do site SmartKids além de dicas de atividades para a sala de aula e explicações em texto simples e divertidos, de fácil leitura e  compreensão. Acesse: http://www.smartkids.com.br/especiais/sustentabilidade.html


3) BRINCANDO DE SUSTENTABILIDADE
Organize oficinas de artes para a construção de brinquedos com materiais alternativos como sucatas e outros extraídos da natureza (como pedrinhas, areia, gravetos, etc.). Essa é uma forma de valorizar o reaproveitamento como contraponto aos avançoes tecnológicos e a industrialização.

Veja algumas experiências:

4) MÚSICA: Xote Ecológico - Luiz Gonzaga
Ouça a música, cante com os alunos, analise a letra, debata os temas que ela apresenta. Depois crie animações (no papel ou no computador) e compartilhe as produções dos alunos. Acompanhe a música aqui:
Xote Ecológico
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra tá morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce, se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu


Veja outras ideias do que fazer a partir da música aqui:

>> http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/xote-ecologico.htm

>> http://alice-sustentabilidade.blogspot.com.br/2009/04/atividades-xote-ecologico.html

Dia do Meio Ambiente








13 de maio-Libertação dos Escravos

13 de maio - Abolição da Escravatura



Liberdade para todos os povos!Abolição da Escravatura
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo
a escravidão no Brasil! Os escravos por
fim conseguiram suas alforrias (libertação).
A abolição da escravatura não aconteceu
do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em
1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60
anos eram libertos. Esta era uma forma
de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei
do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois
do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!







Festas Juninas

                                           Viva as festas juninas!!!




História da Festa Junina e tradições


Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
Festas Juninas no Nordeste 
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 
Comidas típicas 
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Tradições 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Mensagens para as MÃES



Achei também em meus arquivos perdidos um jogral(retirado da internet)

                                                                Um Anjo Chamado MÃE


Cenário: Jardim com flores ( vista as crianças como flores, faça as pétalas ao redor dos seus rostinhos que serão os miolos e a roupa pode ser verde), as crianças deverão compor o cenário, porém devem representar flores que ainda não floresceram, portanto ficarão sentadas ou como você achar melhor.
Personagens: Um(a) jardineiro(a), um anjo, crianças que compõem o jardim e um narrador.
A peça se inicia com a fala do narrador, enquanto no jardim, o jardineiro anda de um lado para o outro a olhar as suas mudas que não florescem.
(o narrador não aparece na peça, deverá ficar escondido com microfone)
Narrador: Em um vilarejo bem distante, havia um jardineiro que amava muito a Deus, mas estava tão triste porque ele tinha um jardim que não cresciam flores. Ele andava o dia todo pelo jardim mas não achava solução para o seu problema. Mas um belo dia ele recebeu uma visita muito especial.
(entra o anjo)
Anjo: Olá, tudo bem?
Jardineiro: Você é um anjo?
Anjo: Sim! O Senhor Criador me mandou aqui para te ajudar.
Jardineiro: Obrigado, mas acho que   você não vai poder me ajudar.
Anjo: Por que?
Jardineiro: Onde já se viu, anjo entender de jardim e flores?
Anjo: Eu posso não entender muito, mas Deus entende, pois foi Ele quem  criou todas as coisas desde um delicado lírio do campo até a mais alta seringueira. E é por isso que Ele é o maior e melhor jardineiro que eu conheço.
Jardineiro: É, eu havia me esquecido da grandeza do nosso Deus, era só pedir que Ele me ajudava.
Anjo: Bom chega de conversa e vamos ao trabalho. Deus me deu algumas sementes, espere que vou buscar.
(o anjo sai)
Narrador: 
 Como alguns de nós o jardineiro se esqueceu da grandeza do nosso Deus, pois é só pedir a Ele com muita fé que Ele nos responde. Mas como Deus sempre pensa em tudo, mandou um anjo para ajudar nossa amiga. Vamos ver o que aconteceu?
(O anjo volta trazendo as sementes num saquinho)
Anjo: Me ajude aqui, por favor!
(o anjo despeja as sementes nas mãos do jardineiro)
Jardineiro: Estou indo, estou indo! Como são lindas essas sementes!
Anjo: Agora eu vou embora, já fiz a minha parte.
(o anjo vai embora)
Jardineiro: Até mais seu anjo!
               Agora vou cuidar das minhas filhas, preparar a terra, regar, conversar e esperar até que elas floresçam e me façam muito feliz.
(O jardineiro boceja e cai no sono)
(As crianças levantam como se as sementes estivessem florescendo)
Narrador: Algumas sonecas depois
(O jardineiro acorda)
Jardineiro: Nossa, como o meu jardim está florido, meu Deus como são lindas e perfumadas. Obrigado Senhor por cuidar de nós como seus filhos amados. Por que eu amo cada florzinha dessas como se fossem minhas filhas.
Agora o jardineiro fala com as mamães da igreja: (se preferir, divida esta fala entre as crianças, ficará um pouquinho para cada)  
Mas agora nós temos um recadinho para cada mamãe que esta aqui hoje.
Quando Deus colocou aquela sementinha no seu ventre, você preparou a terra, regou e até conversou com ela, fez carícias e já amou profundamente, e esperou durante 9 meses para conhecer aquele pequeno botão.
Então você cuidou, deu banho, viu os primeiros passos, ensinou as primeiras palavras deu as primeiras broncas e ouviu muitos choros, mas valeu a pena, não valeu?
E hoje essas pequenas sementes estão florindo cheias de vigor e de perfume, tão lindas como as suas mães, porque se não fossem elas cuidar de  nós poderíamos ter murchado e não estaríamos aqui hoje para contar esta bela história.
E agora este lindo jardim tem um recado.
Todas as crianças: NÓS TE AMAMOS MAMÃE!!!!
 Você pode usar lantejoulas brilhantes para fazer as sementes, fica legal apagar as luzes da igreja enquanto o narrador fala, capriche no cenário e no figurino, expressão corporal é tudo no teatro. Agora é com você, use toda a criatividade que Deus te deu e dê vida aos personagens e a história.
Deus te abençoe grandemente nesta empreitada!!!! 

22 de abril-Descobrimento do Brasil

sábado, 20 de abril de 2013






21 de abril-Mártim da Inconfidência Mineira

                                                      



Poema para as Mamães-Jogral

Mensagem Dia das Mães


Ao ver-me forte cheio de vida
Devo a ti que me guiaste.

Deu-me a vida
Ensinou-me a vivê-la
Dos problemas resolvê-los
Dos medos me deste as mãos
Fazendo calmo meu coração.

Muitas vezes
Não só Mãe foste pra mim
Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.

Sempre davas um jeitinho
De poder me acompanhar.
Segurou as minhas mãos
Me mostrando o caminho a seguir

Hoje sei como sofreste
Quando enfim soltou-me as mãos
Para que eu seguisse em frente.

Hoje sei
Que aplaude meus sucessos
Se entristece com meu pranto
Sei também que sempre estás
Braços abertos a me esperar.

Quero hoje minha
Mãe Te dizer de coração
Peço a Deus que te abençoe
Sempre em minha oração

E te abraço hoje e sempre
Com muito Amor e Gratidão.

Não só hoje, mas todos os dias Penso em ti com meu carinho



Reciclar- É legal!!!


Dia nacional do livro infantil-Monteiro Lobato

Quem nunca ouviu em sua infãncia alguma historia da turma mais intusiasmada do Sítio?Reconte!Reenvente!Faça um momento feliz,contando historias!!!

Maio mes das Mamães...algumas dicas que retirei da net

quinta-feira, 11 de abril de 2013





essa lembrei da minha amiga educadora Ronilza

19 de abril-Dia do Indio

lembrança do dia do indio

Modelo de mural para o dia do indio

18 de abril-Dia Nacional do Livro Infantil e Monteiro Lobato



Aproveite esse dia para construir com os pequeninos um livro.
 Achei muito bonito para saida no dia 18/04