6 práticas essenciais
Conheça as ações para fazer toda a turma avançar, as características das atividades desafiadoras em cada um dos seis tópicos e os equívocos comuns
Anderson Moço (novaescola@atleitor.com.br)
- 1. Identificar o que cada criança da turma já sabe
- 2. Realizar atividades com foco no sistema de escrita
- 3. Realizar atividades com foco nas práticas de linguagem
- 4. Utilizar projetos didáticos para alfabetizar
- 5. Trabalhar com sequências didáticas
- 6. Incluir atividades permanentes na rotina
Mais sobre Alfabetização
ESPECIAL
REPORTAGENS
- O caminho para a alfabetização
- As situações didáticas de Língua Portuguesa
- Alfabetizar é todo dia
- Sete perguntas sobre textos memorizados na alfabetização
- Alfabetizar na Educação Infantil. Pode?
- Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma
SONDAGEM
O que é
Avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno. Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão cercadas por textos, mas o contato com eles depende dos hábitos de cada família. Assim, uma turma de 1º ano vai apresentar uma variedade enorme de saberes, com estudantes pré-silábicos (quando as letras usadas na escrita não têm relação com a fala), silábicos sem valor sonoro (representando cada sílaba com uma letra aleatória), com valor sonoro (usando uma das letras da sílaba para representá-la), silábico-alfabéticos (que alternam a representação silábica com uma ou mais letras da sílaba) e, finalmente, alfabéticos (que escrevem convencionalmente, apesar de eventuais erros ortográficos).
Ações
A atividade de diagnóstico mais comum é o ditado de uma lista de palavras dentro de um mesmo campo semântico (por exemplo, uma lista de frutas) com quantidade diferente de sílabas. Com base nela, é possível elaborar um mapa dos saberes da turma e planejar ações (leia o depoimento abaixo). Também vale usar os resultados das sondagens periódicas para informar os pais sobre os avanços de seus filhos.
0 comentários:
Postar um comentário