PLANO DE ENSINO.
Série:4º ano
Disciplina: Ensino Religioso
Livro base: Crescer com Alegria e Fé
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Objetivos :
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental de Ensino Religioso que os alunos sejam capazes de:
conhecer os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida, na convivência com as pessoas e nos grupos sociais, compreendendo-os;
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perceber que os símbolos religiosos expressam a idéia do Transcendente de maneiras diversas nas diferentes tradições religiosas, respeitando-os;
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valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente;
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entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar;
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conhecer e compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência com o outro;
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compreender que sua identidade religiosa se constrói em reciprocidade com o outro;
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perceber que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos símbolos religiosos;
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perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes;
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adotar no dia-a-dia atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
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conhecer os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no próprio contexto social (familiar e escolar);
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analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
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compreender o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável;
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refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
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formular questionamentos existenciais, em profundidade, dando respostas adequadas embasadas nas informações obtidas;
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perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma cultura;
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desenvolver seu espírito de participação adquirindo critérios para a formação de seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania;
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eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de atuação nas diferentes situações da vida;
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conduzir-se coerentemente por determinadas regras, legitimadas por convicção de princípios de que estas regras representam valores morais;
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
•
refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano.
Conteúdo
Ø
1º Bimestre
Ø Sinceridade
Ø Amigo Fiel
Ø 2ºBimestre
Ø Projeto
Ø Dedicação
Ø 3ºBimestre
Ø Companheirismo
Ø Compartilhar
Ø 4º Bimestre
Ø Entrega
Ø Acreditando em Jesus
Ø Desenvolvimento
· Aula expositiva e dialogada, atividades em sala, atividades em casa, trabalhos e pesquisas.
· Formas de avaliação
· Os temas das aulas partiram da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão, utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares (Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola
· A avaliação ocorrerá de forma processual e progressiva, sendo que no final de cada bimestre o aluno terá uma avaliação escrita sobre os conceitos assim assimilados por ele de modo a verificar o desempenho, a participação, o interesse e a aplicação do estudante no cumprimento das atividades, leituras e discussões, além da interação e empenho em seu grupo.
CRÉDITOS: EMAIL ELIENE AVELINA.
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