Ensino Religioso dentro da escola

terça-feira, 23 de junho de 2015

PLANO DE ENSINO.
 Série:4º ano   
 DisciplinaEnsino Religioso       
Livro base: Crescer com Alegria e Fé
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.



Objetivos :

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental de Ensino Religioso que os alunos sejam capazes de:

conhecer os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida, na convivência com as pessoas e nos grupos sociais, compreendendo-os; 
 
perceber que os símbolos religiosos expressam a idéia do Transcendente de maneiras diversas nas diferentes tradições religiosas, respeitando-os; 
 
valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente; 
 
entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar; 
 
conhecer e compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência com o outro; 
 
compreender que sua identidade religiosa se constrói em reciprocidade com o outro; 
 
perceber que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos símbolos religiosos; 
 
perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes; 
 
adotar no dia-a-dia atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; 
 
conhecer os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no próprio contexto social (familiar e escolar); 
 
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais; 
 
compreender o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável; 
 
refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano; 
 
formular questionamentos existenciais, em profundidade, dando respostas adequadas embasadas nas informações obtidas; 
 
perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma cultura;
 
desenvolver seu espírito de participação adquirindo critérios para a formação de seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica  cidadania; 
 
eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de  atuação nas diferentes situações da vida; 
 
conduzir-se coerentemente por determinadas regras, legitimadas por convicção de princípios de que estas regras representam valores morais; 
 
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais; 
 
compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas; 
 
refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser  humano. 


Conteúdo


Ø  
1º Bimestre

Ø  Sinceridade
Ø  Amigo Fiel


Ø  2ºBimestre
Ø  Projeto
Ø  Dedicação

Ø  3ºBimestre

Ø  Companheirismo
Ø  Compartilhar


Ø  4º Bimestre
Ø  Entrega
Ø  Acreditando em Jesus

Ø  Desenvolvimento

·         Aula expositiva e dialogada, atividades em sala, atividades em casa, trabalhos e pesquisas.
                                   
·         Formas de avaliação
·         Os temas das aulas partiram da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão, utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares (Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola
·         A avaliação ocorrerá de forma processual e progressiva, sendo que no final de cada bimestre o aluno terá uma avaliação escrita sobre os conceitos assim assimilados por ele de modo a verificar o desempenho, a participação, o interesse e a aplicação do estudante no cumprimento das atividades, leituras e discussões, além da interação e empenho em seu grupo. 

CRÉDITOS: EMAIL ELIENE AVELINA.



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