Os diferentes modelos de aprendizagem- Educação Inclusiva

segunda-feira, 27 de abril de 2015

OS DIFERENTES MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Na escola, em uma sala de aula, temos alunos com diferentes estilos e modelos de aprendizagem. Ao mesmo tempo, temos professores que apostam em diferentes estilos de ensino, que podem levar ao sucesso ou ao fracasso escolar, dependendo de como o aluno consegue de adaptar ao método de ensino escolhido.Entre estes modelos, podemos citar:  - modelo receptivo: caracterizado pela memorização de conteúdos e acúmulo de conhecimentos. Neste modelo, o professor fala e o aluno ouve. Os conhecimentos anteriores dos alunos são desconsiderados. Nesta visão, espera-se que o aluno interaja e incorpore o novo material em contextos formais;- modelo por assimilação: valoriza o estabelecimento de relações com conhecimentos escolares anteriores, além de valorizar a aprendizagem significativa a partir do momento em que o aluno pode relacionar, a aprendizagem atual, com as suas experiências anteriores. O aluno se apropria do novo e, ao aplicar o conhecimento, ele é capaz de evidenciar o aprendizado;- modelo por descoberta: enfatiza a descoberta de princípios e conceitos, por meio do esforço do próprio aluno, valorizando a prática e a experimentação como facilitadora do aprendizado. O conteúdo essencial a ser aprendido não é dado, e sim, descoberto pelo aluno e, por consequência, deve ser incorporado na estrutura cognitiva do aluno.Tanto os modelos receptivo, por assimilação e por descoberta podem se transformar em aprendizagens significativas dependendo do contexto que ocorram.- método por substituição de conhecimentos: cada aluno constrói o conhecimento ao longo da vida mas, muitas vezes, esses conhecimentos são considerados como errôneos ou informais por não atenderem aos critérios de validade de conhecimentos científicos. Significa substituir as concepções erradas ou espontâneas pelos conhecimentos científicos;- método por construção: esta visão leva em conta que, ao aprender, o aluno chega a solução de um problema construído o conhecimento pela sua ação. Para isto, o ambiente tem um papel muito intenso na construção do conhecimento e na produção do saber. Sendo assim, o conhecimento nunca está pronto e acabado e os conhecimentos são construídos pelos alunos mediante o estímulo e o desafio.

0 comentários:

Postar um comentário